Glossário

Está em dúvida com algum nome ou termo do site? Não se procupe, o universo dos gaioleiros e passarinheiros é muito vasto, muitos nomes e expressões podem variar dependendo da região do Brasil. Numa tentativa de organizar e esclarecer a maior parte dos nomes relacionados às gaiolas e criação, criamos este singelo Glossário para que você possa estar sempre consultando!
Caso algum nome/termo não tenha sido citado aqui, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco. Ajude-nos a complementar nosso Glossário!

 

Alçapão

Armadilha para capturar aves. Existem diversos tipos de alçapões, com os mais variados mecanismos.
ATENÇÃO: Os alçapões (e outras armadilhas) somente devem ser utilizados para captura de animais dentro de criatórios/viveiros, os quais são devidamente registrados e legalizados, para fins dentro da lei (nº 9.605/98). Para maiores informações, consulte:
http://senado.gov.br

Anilha Aberta

As anilhas abertas são pequenos anéis metálicos ou coloridos que são fixadas em uma das perninhas do pássaro, e servem para informar o criador acerca das características das aves. Estas anilhas podem ser colocadas e retiradas em qualquer período da vida do pássaro e, ao contrário das anilhas fechadas, podem informar o sexo, quem escolheu como parceiro, diferenciar as ninhadas nascidas no mesmo ano de progenitores diferentes mas da mesma espécie, entre outras informações. Funcionam como um simples marcador temporário.

Anilha Fechada

As anilhas fechadas são pequenos anéis metálicos invioláveis que são fixados em uma das perninhas do pássaro ainda quando pequeno (5 a 9 dias de vida), permitem a identificação da ave e a não falsificação de sua identidade. Elas vêm com a inscrição do ano de nascimento, número do criador, número da anilha e o país. A cor da anilha varia conforme o ano de nascimento do pássaro. Cada criador licenciado possui um número para cada ave, funcionando como uma identificação internacional para a vida toda, permitindo o criador a fazer viagens nacionais e internacionais, participar de campeonatos, etc.

Bandeja de Dejetos

Como o nome já diz, é uma bandeja utilizada para forrar a gaiola, evitando que os dejetos dos pássaros caiam no chão. Geralmente feita de alumínio ou ferro.

Coxinho

Recipiente onde é armazenado o alimento dos pássaros. Possui diversos tamanhos e formatos.

Dorminhoco

Pequeno poleiro, muitas vezes de luxo ornamentado. A principal diferença entre o poleiro comum e o dorminhoco é que ele não atravessa de uma face à outra da gaiola, fixando-se somente a um dos lados da gaiola. Seu nome se deve ao fato de que muitos pássaros gostam de dormir nesse tipo de poleiro.

Fios/Talas/Varetas

Os gaioleiros costumam usar diversos nomes para as talas, elas são as grades da gaiola, podendo ser de arame, ferro, fibra, bambu, etc.

Gaiola Criadeira

Gaiolas grandes com divisória no meio, são desenvolvidas para facilitar todo o processo de acasalamento e criação de filhotes.

Gaiola Luxo/Super-Luxo

Gaiolas com a melhor qualidade, são minuciosamente detalhadas e possuem acabamento refinado, dando um aspecto artístico a gaiola. São comumente usadas em torneios e campeonatos.

Gaiola Popular/Combate

Gaiolas "custo-benefício". São gaiolas mais baratas e simples.

Gaiola Semi-Luxo

Gaiolas com qualidade superior às de modelo Popular/Combate. Apesar de serem bem caprichadas, não possuem o mesmo nível de detalhes e acabamento que as Gaiolas de Luxo, mas seu preço mais acessível as torna favoritas da maior parte dos passarinheiros.

Gaiola Transporte/Passeio:

Gaiolas muito pequeninas, desenvolvidas para facilitar o transporte de pássaros.

Gaiola Voadeira

Gaiolas grandes e alongadas, possibilitam que o pássaro possa "voar" um pouco ao longo de sua extensão.

Gaioleiro

Fabricante e/ou comerciante de gaiolas.

Malha

O que define a malha de uma gaiola é a distância entre as talas. Ela pode ser considerada malha fina (aproximadamente 15mm de distância entre as talas) ou malha larga (aproximadamente 20mm entre as talas).

Malha Fina

Malha com medida aproximada de 15mm, gaiolas com esta malha são indicadas para pássaros de porte pequeno.

Malha Larga

Malha com medida aproximada de 20mm, gaiolas com esta malha são indicadas para pássaros de porte grande.

Marchetaria

Marchetaria é a arte ou técnica de ornamentar as superfícies planas de móveis, painéis, pisos, tetos, através da aplicação de materiais diversos, tais como: madeira, metais, madrepérola, pedras, etc, tendo como principal suporte a madeira. É uma técnica muito utilizada em gaiolas de luxo.

Ninho

Pequena casinha de madeira desenvolvida para abrigar o ninho dos passarinhos, ajudando no processo de acasalamento e criação dos filhotes. Em geral são colocadas dentro das gaiolas nas épocas de reprodução das aves.

Passarinheiro

Criador e/ou comerciante de pássaros.

Pitão

Espécie de parafuso ou prego com cabeça em forma de aro ou gancho, comumente utilizado em gaiolas para servir de puxador da bandeja de dejetos e do coxinho.

Poleiro

Pauzinho redondo que atravessa de uma face à outra da gaiola, onde os pássaros se acomodam para descansar e dormir. Existem diversos tipos de poleiros, como o tipo liso, frisado, cavilhado, com lixa, etc.

Viveiro

Há diversos tipos e tamanhos de viveiros, sendo em geral o maior tipo de gaiola para pássaros. São desenvolvidos para acomodar vários pássaros juntos, podendo conciliar diferentes espécies.

Sobre a loja

A Gaiolas Brasil oferece uma grande variedade de produtos e acessórios para criadores, passarinheiros, gaioleiros e apaixonados por pássaros. De materiais para fabricação à gaiolas prontas, trabalhamos com excelente qualidade e bom preço. Fazemos a revenda direto das maiores fábricas do Brasil!

Social
Pague com
Selos

R dos Santos Madeiras ME - CNPJ: 06.129.289/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2018